A enfermeira especialista em saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial de Andradina (SP), Maria José dos Santos, mais conhecida como “Zezé”, declarou que na prevenção ao suicídio é importante que a família esteja sempre atenta a alguns sinais.
“Se a pessoa de repente levava uma vida normal e em algum momento perdeu o interesse nas coisas, não tem mais vontade de trabalhar, nem de socializar, está muito quieto ou choroso, é importante procurar ajuda. A família tem que prestar atenção nesses sinais”, reforçou.
De acordo com a enfermeira, vários fatores podem levar alguém a tirar a própria vida como a ansiedade, depressão, uso abusivo de álcool, drogas ou falta de estrutura familiar.
“Não é vergonha procurar ajuda e nós estamos aqui para acolher com carinho todos aqueles que precisam. Os pacientes podem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou chegar aqui espontaneamente, para ser avaliado por um profissional de saúde mental para o melhor tratamento”, finalizou Zezé, que distribuiu fitinhas amarelas, com o objetivo de ajudar na conscientização da população sobre a importância da prevenção ao suicídio.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS l) fica localizado na Avenida Bandeirantes, 1447, no Bairro Vila Rica. Em caso de emergência ligue para 188, número disponível 24 horas, com voluntários de apoio emocional do Centro de Valorização da Vida.
Texto: Eduardo Imperador